Maltratadas,

A Associação Cultural Porto d’Artes, a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual APECV expõem no dia 21 de Junho de 2014 a obra de arte comunitária ‘ Maltratadas’ no Porto D’ARTES , onde a APECV tem a sua sede:

Porto d’ARTES
R. Padre António Vieira, 76.
4300-030 Porto Portugal

A Obra de arte comunitária ‘Maltratadas’ é uma manta de retalhos em patchwork realizada em 2013 por membros de várias comunidades que exorta à consciencialização dos cidadãos para o fim da violência sobre as mulheres nas diferentes formas  em que esta se manifesta nas nossas sociedades. Participaram na obra professores da APECV de vários locais do país, alunas e professoras da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu; membros da Associação Cultural Adamastor de Viseu; membros do grupo Teia e Tricoteia de Gulpilhares; participantes dos ateliers de adultos da Porto d’Artes; e membros da associação cultural PIMTAI de Évora.

Cada retalho conta a história de uma mulher vítima de violência. Através da arte, foi mais fácil contar histórias dolorosas e denunciar situações de violência escondida. A manta é um testemunho em memória de todas as mulheres que nunca puderam tornar visíveis essas histórias. É também um objeto educativo para alertar sobre o problema da violência sobre as mulheres em Portugal. Não é um objeto concluído porque se pretende que ano após ano se aumente. É um objeto artístico itinerante que ao longo do ano de 2014 está a ser exposto em vários locais públicos para que quem passe pense em todas as mulheres que foram maltratadas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s