cartografias

 

 

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Relatório final do curso de Julho de 2015

 

 

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Cartografias no Zoo, 4/5 de Julh0 de 2015 

Ensinamos às gerações futuras a ler, escrever e contar , também as deveríamos ensinar a ler, olhar e fazer imagens pois que tais conhecimentos lhes permitem desenvolver ideias. As artes desenvolvem capacidades criativas e comunicativas construindo visões do mundo a partir de uma reflexão consciente sobre valores espirituais, estéticos, morais e cívicos , reflectindo sobre temas críticos através das artes os alunos preparam -se para uma cidadania activa e desenvolvem a sua personalidade, como membros de uma comunidade. Alguns processos artísticos podem ser também integrados em outras áreas do saber e educação .

Conceito

O pensamento geográfico,  olhar para os problemas sociais e ambientais através de uma lente geográfica.

Nos últimos anos, a cartografia tem se tornado estratégia-chave para analisar e comunicar questões de diversas áreas   da cultura digital, urbanismo, justiça ambiental e direitos humanos. Ao realizar o mapeamento da sua  comunidade, e reflectir sobre as informações organizadas visualmente nos mapas criados, o cidadão  emancipa-se  pelo exercício da critica construtiva,  equacionando problemas ,  formulando hipóteses,   soluções, e também  argumentando e defendendo a  sua visão sobre as questões.

Os recentes desenvolvimentos em GIS (Sistemas de Informação Geográfica), as aplicações de mapeamento baseadas na Internet, e a maior acessibilidade aos conjuntos de dados digitais (Google; NASA, etc.) tornaram o mapeamento viável para pessoas com poucos recursos . Um simples aparelho de comunicação móvel serve para mapear e fazer cartografias digitais . O velho mapa desenhado , com palavras, imagens e colagens continua a ser uma tecnologia fabulosa. . No   contexto da  cultura digital, conceitos como espaço e lugar ganham relevância estratégica.

Instrumentos:

Mapas Mentais  , ver exemplos: 

MAPAS MENTAIS Enriquecendo Inteligências Manual de Aprendizagem e Desenvolvimento de Inteligências: captação, seleção, organização, síntese, criação e gerenciamento de conhecimentos Walther Hermann & Viviani Bovo

http://www.mapasmentais.idph.com.br/download/np_2013.pdf

Cartografias, exemplos:

A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS v Kleber Prado Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina – Brasil Marcela Montalvão Teti Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – Brasil

CONTEÚDOS DA ACÇÃO 

– Processos artísticos contemporâneos de mapeamento, deriva e cartografias ( 4h)

– Cartografias utilizando o desenho , a colagem, a fotografia e o vídeo

– aplicações básicas de androids para georeferenciação e envio de conteúdos para páginas na internet ( 5h)

Catografias artísticas como ferramenta didáctica ( 5h)

– Avaliação (1h)

Programa

Dia 4 de Julho – 14h30

– actividade de quebra gelo (15m)

– sessão temática sobre o papel dos zoos  na conservação (45m)

– Visita Guiada ao espaço (1h30)

– Manobras Selvagens (1h) – jogo em que têm de andar com o mapa do zoo e descobrir algumas informações – assim  ficam a conhecer melhor o espaço!

-17.30h  – 19. 30 : Mapas mentais
dia 5 de Julho

Cartografias no zoo

Cartografias

Derivas ( situacionistas, Guy Debord)

Arte/Educação  activista

Realidade aumentada

Cartografias colaborativas na cultura digital

Picnic  de despedida

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