Ramada, fevereiro 2017
CURSO : TERRA AR FOGO E ÁGUA
nome da formadora: Augusta Gaspar
25 horas – 1 crédito
Registo nº CCPFC/ACC-80938/15
Odivelas. 2016
Beja, Agrupamento de Escolas Mário Beirão, 29, 30 de maio e 5,6 de junho de 2015
Objetivos:
O Objetivo essencial deste curso é qualificar os professores no sentido de os habilitar para o ensino das técnicas e da manipulação das possibilidades expressivas da olaria e o objetivo mais geral é o incremento da qualidade e da abrangência do ensino da cerâmica nas nossas escolas.
Os objetivos mais específicos desta ação que vão no sentido dos professores adquirirem um conhecimento suficientemente claro desta área técnica de forma a tirarem partido das suas possibilidades expressivas são as seguintes:
– Entender a cerâmica nas suas várias dimensões, como fenómeno físico-químico, como prática, enquanto meio expressivo, enquanto memória histórica, enquanto presença no nosso quotidiano, etc.;
– Conhecer os materiais e equipamentos relativos à olaria;
– Conhecer os procedimentos técnicos e adquirir experiência prática de olaria;
– Ser capaz de transmitir aos alunos os conhecimentos básicos desta técnica, promovendo experiências gratificantes e motivadoras;
– Fomentar a criação de clubes e de ateliers de cerâmica nas escolas.
Conteúdos:
– Introdução teórica – cerâmica enquanto fenómeno físico-químico;
– Pastas cerâmicas para olaria e a sua preparação;
– Técnicas de realização das peças e o respetivo treino;
– Técnicas de decoração;
– Enfornamento e ciclos de cozedura;
– História da Olaria e das suas diferentes expressões;
– Pedagogias específicas associadas à aprendizagem da olaria.
Atividades:
1- Introdução teórica das caraterísticas das argilas e as diversas técnicas de produção de objetos em cerâmica. Materiais e suas funções.
2- Trabalho prático: Elaboração do paper clay e modelação de um objeto com aplicação de diferentes técnicas. Técnica do decalque com pasta vermelha.
3- A decoração dos objetos: Utilização de vidros; fritas; óxidos; tintas cerâmicas, e óxidos e engobes.
4- Cozedura das peças realizadas.
Adelina
… para além de aprofundar conhecimentos, porque os que tenho na área precisam de ser amadurecidos, foi também uma partilha de ideias e de boa disposição e convívio.
Bárbara
Esta formação foi convidativa porque para além de ser possível aproveitar materiais, reciclar, é excelente ter como formadora uma pessoas que já conheço como uma mestre nesta arte do barro e técnicas de cerâmica e como excelente no seu trato com terceiros.
Cristina
O que eu achei mais importante neste curso foi o desenvolvimento de conhecimentos sobre a olaria em geral, a prática de algumas técnicas de modelação da argila e principalmente o ambiente descontraído em que decorreram todas as atividades.
…Gostaria que este tipo de cursos continuasse nos próximos anos aqui em Beja e aproveito também para deixar aqui o meu muito obrigado à formadora pela sua dedicação e empenho em todas as atividades.
Eugénia
Tudo o que aprendi ao nível de técnicas e metodologias nesta formação irão contribuir para a melhoria do meu trabalho, assim como o dos meus alunos.
Aprofundei certas técnicas de aplicação de óxidos e vidrados, partilhei as minhas ideias e a minha experiência de cozedura e vidragem com alguns colegas e centrei a minha especial atenção na relação entre a forma da peça e o modo de aplicação do vidrado (pincel ou mergulho). Ainda irei cozer e vidrar as restantes peças, já que temos que concluir a árvore e coloca-la no recinto escolar.
Francisco
Todas as acões de formação são uma mais valia não só a nível profissional mas também a nível pessoal e social e esta, em particular, não poderia deixar de o ser. Através dela, adquiri conhecimentos novos e neste momento sinto que estou melhor preparada para desenvolver atividades, neste âmbito, com os meus alunos, em sala de aula. Além dos conhecimentos e técnicas adquiridos ainda partilhei ideias e sugestões que me enriqueceram. A nível social foi bom trabalhar com este grupo sempre num ambiente de bem estar e alegria. As relações entre os formandos ou entre formandos e formadora foram sempre de boa disposição e camaradagem.
Maria José
Estas formações nos moldes em que esta se desenvolveu, com profissionais da mesma área e formações iniciais afins, são uma enorme mais valia no enriquecimento pessoal e profissional de cada um de nós. Faço uma avaliação da minha prestação extremamente positiva. Fui assídua e pontual, dedicada e participativa, tentando tirar partido de aprendizagens partilhadas num ambiente que considerei informal e amigável.
Mariana